APRESENTAÇÃO

 

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) tem promovido ao longo dos últimos 20 anos o desenvolvimento e a difusão de conhecimento científico oriundo dos projetos de pesquisa vinculados aos docentes e pós-graduandos do programa. Além disso, apresenta inserção internacional a partir de parcerias estratégicas com pesquisadores de várias universidades ou instituições de pesquisa. Considerando as potencialidades dos pesquisadores vinculados ao PPGDI, entendemos que os assuntos abordados no SIMPEDI são atuais e de grande relevância na área de doenças infecciosas como: Saúde Global, Resistência a Antimicrobianos, Vacina no controle de infecções virais, Arboviroses emergentes e reemergentes. Além disso, contamos com os palestrantes/conferencistas convidados, que são de renome nacional ou internacional em investigação científica, com larga experiência nos temas que serão abordados.

Um destaque nesta programação ficará por conta da ampliação da abordagem técnico-científica para alunos da rede pública municipal de ensino fundamental com programação voltada para este público, assim como para a comunidade acadêmica, com objetivo de promover debate sobre estratégias educacionais que facilitem a difusão do conhecimento científico na comunidade não científica. Vale reforçar que a educação científica escolar tem um papel fundamental na vida não só dos alunos, mas dos docentes também, pois as pessoas são estimuladas a agir de forma mais crítica, consciente e responsável, tendo oportunidade de construir e reconstruir o conhecimento científico. A inovação é uma das ferramentas chaves no sucesso da aprendizagem, mostrando-se promissora quanto à sua aplicação no processo de qualificação intelectual dos aprendizes. Explorar novas ideias pode promover um impacto positivo entre os atingidos por elas. É de comum acordo, que esse projeto estimulará e ensinará aos aprendizes a inovar, da mesma forma que despertará no aluno sua real função social, a capacidade de visualizar necessidades, propor soluções e implantá-las.

Em linhas gerais, o II SIMPEDI tem por objetivo geral a atualização de profissionais e estudantes da área de saúde e a geração de debates sobre os avanços científicos e tecnológicos em temas diversificados em doenças infecciosas.

Aguardamos vocês em novembro!

Dr Moises Palaci
Drª Ana Paula Ferreira Nunes
Drª Liliana Cruz Spano
Drª Sarah Gonçalves Tavares

Comissão Cientifica do II SIMPEDI 2019

 

OBJETIVOS

Geral
Atualizar profissionais e estudantes da área de saúde e promover debates sobre avanços científicos e tecnológicos em temas diversificados em doenças infecciosas.

Temas Específicos

• Resistência a Antimicrobianos;
• Arboviroses emergentes e reemergentes;
• Saúde Global;
• Leishmania and the macrophage: a multifaceted interaction;
• Vacina no controle de infecções virais - Eficácia, desafios e perspectivas;
• Ciência para mudar o mundo;
• Porque vacinar? Mitos e desafios.

 

/simpediufes /simpediufes

contato@simpediufes.com.br - (27) 99939-0771